O que fazer se meu benefício foi negado pelo INSS?

O que fazer se meu benefício foi negado pelo INSS?

Se você apresentou seu pedido de aposentadoria ou outro benefício ao INSS é porque acreditava que possuía direito a concessão desse benefício previdenciário.

Contudo, como acontece diariamente com várias pessoas, o INSS indeferiu seu pedido de aposentadoria e como na maioria das vezes não explicou o motivo de forma clara.

Quem já teve a infeliz notícia de indeferimento de um benefício previdenciário, sabe que o INSS não tem por hábito incluir um despacho explicando de forma clara e objetiva o motivo que o benefício previdenciário foi indeferido.

E aí, chegamos a grande questão! O que segurado pode fazer em face ao indeferimento de seu benefício previdenciário.

Se seu benefício foi negado pelo INSS você tem 3 opções:

  • aceitar a decisão;
  • apresentar um recurso administrativo;
  • entrar com uma ação judicial;

Aceitar a decisão não é uma hipótese!

Essa não é uma hipótese para quem foi buscar seu benefício previdenciário e sabe que a negativa foi indevida, que o INSS possivelmente está errado.

Algumas pessoas infelizmente não procuram o auxílio de um profissional, e por vezes, passam anos sem saber que possuíam direito ao benefício negado pelo INSS.

Então a minha dica aqui é para sempre buscar a ajuda de um profissional para evitar o indeferimento do seu benefício e a perda de tempo.

Apresentar um recurso administrativo

Apresentar um recurso administrativo junto ao INSS em face ao indeferimento do seu benefício é mais rápido que uma ação judicial.

Contudo, a Junta de Recursos da Previdência Social está abarrotada de trabalho e possui um tempo de julgamento do seu pedido de recurso bastante longo.

O recurso administrativo não possui as mesmas garantias processuais que uma ação judicial, na minha opinião, somente será mais aconselhável optar pelo recurso administrativo quando o judiciário possuir entendimento desfavorável a sua tese.

O recurso deve ser protocolado em até 30 dias a partir do dia que você tomou ciência da decisão da negativa do benefício pelo INSS. O recurso pode ser apresentado pela internet através do site do INSS.

Contestar o indeferimento do INSS com uma ação judicial

As demandas judiciais muitas vezes podem demorar o mesmo ou mais que um recurso administrativo, em que pese nos últimos anos estarem andando mais rápido.

Nas ações judiciais, em regra, você vai receber o valor atrasado do seu benefício com correção monetária e juros.

Na demanda judicial você possui mais opções de recursos e uma visão mais abrangente do Direito Previdenciário, pois, os juízes e desembargadores não têm a mesma forma de pensar e enxergar o direito que os servidores administrativos do INSS.

Na demanda judicial você pode ter uma boa percepção antecipada do entendimento do Tribunal sobre o reconhecimento ou não do seu direito, em decorrência da jurisprudência disponível para consulta.

Independente da opção que você escolher tenha sempre em mente que é necessário estar preparado, separar toda a sua documentação, levantar o nome de testemunhas em alguns casos, fazer cadastros em outros órgãos, pagar valores atrasados, etc.

Sempre existem muitas hipóteses a serem analisadas, inclusive em face da reforma da previdência, dessa forma, não deixe de consultar um profissional.
Dra. Andrielly Scrobot